Começo essa mensagem com a mesma pergunta do título: O que satisfaz a sua alma?
A) agradar a Deus
B) agradar a si próprio
São duas opções simples e diretas. É quase certo que ao ler as duas opções, a sua mente respondeu espontaneamente: - Claro que é agradar a Deus! Ok, que bom que você já pensa assim. Mas ainda que a nossa intenção seja agradar a Deus, é necessário que façamos uma reflexão mais profunda sobre o que mais tem satisfeito a nossa alma na prática.
Para que você possa entender melhor, vamos fazer uma rápida comparação com a situação do povo de Israel no tempo do profeta Ezequiel.
A Bíblia nos diz que, naquele tempo, a iniqüidade do povo de Israel era tão grande que a glória de Deus abandonou o Templo e o povo foi espalhado entre as nações devido à revolta do próprio Deus pela infidelidade do Seu povo. O povo de Israel era o povo escolhido de Deus, e mesmo assim, estavam provocando a ira de Deus, pois apesar de reconhecerem a Deus como Senhor, na verdade, eles se encontravam longe Dele uma vez que estavam mais ocupados em satisfazer as suas próprias vontades.
Hoje, o povo de Deus somos nós. O tempo passou e muita coisa mudou, mas se naquela época haviam coisas que desagradavam a Deus dentre o Seu povo, agora não é diferente.
Pode ser uma atitude errada, um pensamento, malícia, maus olhos, egoísmo, orgulho... Enfim, seja lá o que for, o que te atrapalha de agradar a Deus deve ser identificado o quanto antes para ser removido.
Como podemos ver nesse trecho de Ezequiel 11, mesmo depois da infidelidade do povo, ainda assim Deus mostrou mais uma vez Sua misericórdia para com o Seu povo apresentando uma promessa de restauração da comunhão:
"Dize ainda: Assim diz o SENHOR Deus: Hei de ajuntá-los do meio dos povos, e os recolherei das terras para onde foram lançados, e lhes darei a terra de Israel. Voltarão para ali e tirarão dela todos os seus ídolos detestáveis e todas as suas abominações. Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus." Ezequiel 11:17-20
A condição, no entanto, era que o povo retirasse as "abominações" para que a promessa se cumprisse. Por isso, a necessidade de vasculhar o nosso interior é constante. Mas, para quem quisesse continuar satisfazendo as suas próprias vontades, a mensagem é bem diferente:
"Mas, quanto àqueles cujo coração se compraz em seus ídolos detestáveis e abominações, eu farei recair sobre sua cabeça as suas obras, diz o SENHOR Deus". Ezequiel 11:21
Por isso, vamos vigiar ainda mais nossos pensamentos, sentimentos, atitudes e palavras para que nada venha nos impedir de agradar a Deus acima de tudo.