“[...] Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.” 1 Timóteo 4:7-8
Nesses versículos de 1 Timóteo, o apóstolo Paulo aconselha que nós devemos nos exercitar na prática da piedade, afirmando que ela traz benefícios para todos os aspectos da nossa vida e que ela também nos garante a promessa da vida eterna (salvação). Então, se você quer ter uma vida bem-sucedida em todos os sentidos e ainda ter a certeza da sua salvação, você deve começar a observar e praticar a piedade.
Mas o que é Piedade? De acordo com o dicionário, Piedade é uma virtude que permite render a Deus o culto que Lhe é devido e que também significa devoção e amor pelas coisas divinas.
E como podemos aplicar a piedade na prática do nosso dia a dia?
Só é possível praticar a piedade se, de fato, o Senhor Jesus ocupa o primeiro lugar na sua vida, porque somente assim é que podemos render a Ele a adoração que Lhe é devida, ou seja, o que Ele merece. Isso quer dizer que se você ainda não ama o Senhor Jesus acima do seu cônjuge, acima dos seus filhos, acima dos seus pais, acima de você mesmo ou de qualquer outra coisa nesse mundo, esse é o primeiro passo que você deve dar para praticar a piedade.
É importante ressaltar aqui também que você só consegue amar alguém de verdade se você conhece a pessoa porque é impossível amar alguém que você nunca conheceu. E se você ainda não conhece o Senhor Jesus, se você ainda não teve nenhuma experiência com Ele, esse conceito de amá-Lo acima da sua família e até acima de você mesmo pode parecer confuso e até mesmo muito difícil. E é justamente aqui que entra a segunda parte da explicação de como aplicar a piedade já que, segundo o dicionário, ela também significa devoção.
Devoção é o ato de se dedicar, de se consagrar a Deus e, para isso, primeiro você precisa aceitar e reconhecer o Senhor Jesus como Seu Único Senhor e Salvador, abrindo mão de imagens de santos, ídolos ou qualquer outra coisa que possa estar tomando o lugar Dele na sua vida, e aceitar que foi o Senhor Jesus que deu a sua própria vida na cruz para que hoje você pudesse ter acesso ao perdão dos seus pecados, à salvação da sua alma e viver uma vida completa e feliz com Ele. Quando você toma essa atitude, automaticamente nasce dentro de você o desejo de conhecê-Lo de verdade, de saber mais sobre Ele e, para fazer isso, você deve começar a se dedicar à leitura da Palavra de Deus, à oração, ao jejum, já que essas são as nossas formas de comunicação com Ele.
No começo, pode parecer difícil porque, de repente, você não vai entender muitas coisas na Bíblia ou não vai saber o que falar na sua oração, mas o que você precisa saber é que Deus quer que falemos com Ele como falamos com nossos amigos, não precisa de palavras bonitas, você só precisa falar para Ele o que está dentro do seu coração naquele momento, desabafar com Ele falando dos seus problemas e preocupações e dizendo que você deseja ter uma experiência pessoal com Ele. E se você não entender o que leu na Bíblia, não se preocupe porque o segredo aqui é a perseverança, e sempre antes de iniciar a leitura da Palavra de Deus, fazer uma oração antes pedindo direção a Deus para entender o que Ele quer falar com você através daqueles versículos e, ainda que o entendimento não venha naquele exato momento, ao longo do dia ou da semana, Deus vai permitir alguma situação na sua vida para fazer você entender aquela Palavra.
Quando você busca o Senhor Jesus com sinceridade e de todo o seu coração através da oração e da Palavra, Ele vem ao Seu encontro para que você possa ter uma experiência inesquecível com Ele e possa conhecê-Lo de fato e de verdade. Depois de ter essa experiência pessoal com Ele, você nunca mais será a mesma pessoa e passará a amá-Lo acima de tudo e de todos automaticamente.
E quando mesmo depois de ter uma experiência pessoal com o Senhor Jesus, você continua perseverando nessa busca em querer mais e mais Dele, conhecer mais da Sua Palavra, do Seu Caráter, receber mais do Seu Espírito, priorizando a sua comunhão com Deus acima de tudo, preocupando-se em agradá-Lo na sua vida, obedecendo a Sua Palavra, então, além de ter iniciado um relacionamento íntimo com Ele, você também já estará praticando a piedade e poderá usufruir dos benefícios dela na sua vida e ainda garantir a promessa da sua salvação.