Páginas

segunda-feira, 15 de abril de 2013

A Oração da Fé



"Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo". Tiago 5:16
Esse versículo nos afirma que a súplica ou a oração do justo é extremamente poderosa. Mas talvez alguém pergunte: o que caracteriza o justo?
O justo é aquele que obedece a Palavra de Deus e, por essa razão, é justificado pelo próprio Deus. O justo está constantemente se desviando do mal para viver segundo a vontade do Altíssimo. E a Palavra de Deus diz ainda que "o justo viverá pela fé" (Habacuque 2:4).
Agora, vamos analisar os versículos abaixo para entender como isso funciona na prática:
"Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos". Tiago 5:17-18
O exemplo do profeta Elias usado aqui procura chamar a atenção para o fato de que, mesmo estando sujeito aos mesmos sentimentos a que todos nós também estamos, sua oração foi prontamente atendida por Deus nas duas situações acima. Então, qual era a diferença da oração de Elias?
De repente, você pode estar se perguntando nesse momento porquê a sua oração não está sendo atendida ou porquê ela não está trazendo os resultados que você tem buscado. Se você é uma pessoa justa diante de Deus, a resposta se resume a uma palavra: sentimentos.
Para que uma oração tenha eficácia, ela deve expressar uma fé pura, genuína. Não pode haver nenhum sentimento envolvido, pois os sentimentos bloqueiam a ação da fé. Veja que Elias orava com instância, isto é, com firmeza e determinação. Se estivesse apoiado em sentimentos, suas palavras não poderiam manifestar essa mesma firmeza e determinação, mas ao contrário disso, expressariam dúvida e emoção.
É exatamente por isso que a fé jamais pode ser movida pela emoção. A fé que agrada a Deus e traz resultados é a fé inteligente, pois quando usamos a razão, tomamos a iniciativa de comparar a nossa vida com as promessas de Deus. E se não vemos o cumprimento delas, temos argumentos justos para colocar a nossa fé em ação e reivindicar os nossos direitos diante de Deus. Porém quando a fé é emotiva, quanto mais pedimos, nada acontece!
A oração que funciona é a oração da fé. Somente essa oração tem o poder de mover a mão de Deus para nos abençoar trazendo a resposta. 
É hora de deixar de lado os sentimentos, as emoções do coração de uma vez por todas e abrir espaço para a fé inteligente entrar em ação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...