Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O Convite



Mais um novo ano está chegando... Nessa época, é natural ver as pessoas entusiasmadas e ansiosas com a chegada do novo ano na esperança de uma vida melhor. Muitos planos são feitos nesse período com o objetivo de alcançar tudo o que queremos ao longo do próximo ano. Mas será que temos dado atenção ao que realmente importa? 


São muitos os atrativos que o mundo nos apresenta para prender nossa atenção na correria do dia-a-dia, nas nossas preocupações pessoais fazendo com que venhamos deixar de lado a nossa comunhão com Deus. Por isso, o convite abaixo é feito pelo próprio Deus para cada um de nós nesse momento: 


“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-Me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os ouvidos e vinde a Mim; ouvi, e a vossa alma viverá (...)”. Isaías 55:2-3 


O alimento bom aqui é a Palavra de Deus. Já a comunhão é o canal que nos permite chegar até Deus. E a base da nossa comunhão com Ele é ouvir Seus mandamentos e obedecer a Sua Palavra. Mas como poderemos obedecer, se não estamos atentos à voz de Deus? E como poderemos ouvir a voz de Deus se as muitas “distrações” nos impedem de meditar na Sua Palavra? 


Deus está fazendo o convite e juntamente com ele, também faz a promessa. Se houver obediência, Ele trará vida abundante em todos os sentidos. Ou seja, se ouvirmos a Sua voz e obedecermos a Sua Palavra, poderemos desfrutar dos Seus finos manjares (bênçãos) e garantir o bem mais precioso que o ser humano pode obter, a Salvação da sua alma. 


Então, nesse último dia do ano, ao invés de se preocupar apenas com os seus objetivos pessoais para o próximo ano, faça uma análise profunda da sua condição espiritual começando por identificar tudo aquilo que atrapalha o seu relacionamento com Deus. Em seguida, estabeleça os principais pontos que precisam ser corrigidos e comece a trabalhar em cima deles para que a mudança aconteça de verdade.

Além disso, não desperdice a oportunidade de começar esse novo ano na presença de Deus, pois, ao priorizar a sua comunhão com Ele, toda a sua vida será completa nesse próximo ano. Essa é a promessa de Deus para todos nós... 


“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”. Isaías 55: 8-9

domingo, 2 de dezembro de 2012

Vinde a Mim



"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

Como está a sua vida nesse momento?

Se você encontra-se cansado, desanimado ou se a sua vida ainda não está da forma que você idealizou, o convite acima é pra você.

Mas talvez alguém pergunte: "De que forma posso chegar até Deus?" 

Veja a resposta do Senhor Jesus aqui:

"Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”. Mateus 16:24

Para estar apto a seguí-Lo, é necessário negar-se a si mesmo (sua carne, suas vontades) e tomar a sua cruz. Ou seja, é necessário o Sacrifício.

Sacrifício representa dor, negar as próprias vontades, fazer além das nossas forças... E é por meio dele que recebemos o Poder de Deus para lutar contra os problemas e VENCER o mundo.

Se você quer ser um Vencedor, o sacrifício é o primeiro passo a ser tomado rumo à conquista dos seus sonhos. E esse sacrifício deve ser completo! Não somente algo material mas principalmente espiritual (obediência à Palavra de Deus) de forma que a sua vida seja a própria oferta agradável para Deus.

E lembre-se: Sem SACRIFÍCIO, não há SUCESSO.

"Tudo o que falou o SENHOR faremos e obedeceremos". Êxodo 24:7

sábado, 10 de novembro de 2012

Um Sábio Conselho



Estava lendo o livro de Êxodo e fiquei meditando sobre um precioso conselho que encontrei lá no capítulo 18. A Bíblia relata que Moisés se propôs a julgar as causas do povo de Israel no deserto e passou o dia atendendo todos eles, tentando assistir-lhes em suas necessidades. 


“No dia seguinte, assentou-se Moisés para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até ao pôr do sol”. Êxodo 18:13


No entanto, Moisés estava sobrecarregado, pois a procura era muito grande. O dia já estava acabando e ele ainda não havia conseguido atender a todos. Mas Deus, vendo a boa intenção de Moisés em ajudar o povo, usou uma pessoa para orientá-lo. 


Jetro era sogro de Moisés e estava de passagem pelo acampamento do povo de Israel quando viu essa situação. Com grande sabedoria, inspirada pelo próprio Deus, Jetro aconselhou a Moisés sobre a forma como ele deveria lidar com o povo a fim de não ficar mais tão sobrecarregado.


“O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. Sem dúvida, desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer. Ouve, pois, as minhas palavras; eu te aconselharei, e Deus seja contigo; representa o povo perante Deus, leva as suas causas a Deus, ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer. Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez; para que julguem este povo em todo tempo. Toda causa grave trarão a ti, mas toda causa pequena eles mesmos julgarão; será assim mais fácil para ti, e eles levarão a carga contigo. Se isto fizeres, e assim Deus to mandar, poderás, então, suportar; e assim também todo este povo tornará em paz ao seu lugar. Moisés atendeu às palavras de seu sogro e fez tudo quanto este lhe dissera”. Êxodo 18:17-24


O conselho de Jetro a Moisés mostra que não devemos querer fazer mil coisas ao mesmo tempo. Apesar da boa vontade de Moisés em ajudar o povo, ele não estava dando conta da demanda, pois o povo estava em pé diante dele desde a manhã até o pôr do sol. Mesmo estando na posição de líder, Moisés precisou de orientação naquele momento e foi humilde para aceitar o conselho de seu sogro colocando-o em prática logo em seguida reconhecendo assim que aquela direção vinha do próprio Deus. 


Cada coisa tem de ser feita no seu devido tempo para não haver um desequilíbrio. Se tiver como delegar tarefas para outras pessoas, ótimo! Caso contrário, é melhor não se comprometer com coisas que você sabe que vão te sobrecarregar, pois além de não poder realizá-las da forma como deveria, elas ainda podem acabar prejudicando o seu bem-estar físico, emocional e espiritual. 


Organize sua vida, seus afazeres, seu tempo com equilíbrio priorizando o seu próprio bem-estar, pois assim estará agradando a Deus não pela quantidade, mas sim pelo que tem ainda mais valor para Ele, a qualidade.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Confia em Mim!


“Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo”. Isaías 41:13
Não há o que temer ou com o que se preocupar quando a sua confiança está em Deus. Ele toma o controle da sua vida e cuida de cada detalhe com atenção especial, sempre fazendo o melhor para você. Ele apaga o seu passado, transforma o seu presente e planeja um caminho repleto de bênçãos e vitórias para o seu futuro. Sua única preocupação deve ser a de entregar toda a sua vida nas mãos Dele porque, fazendo isso, Ele cuidará de todo o resto.
“Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia Nele, e o mais Ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia”. Salmos 37:5-6

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Eliseu e o Machado


Em 2 Reis 6:1-7, a Bíblia nos conta que os discípulos dos profetas decidiram construir mais habitações entre eles pois o lugar onde estavam havia se tornado estreito demais para todos. E, para isso, foram eles juntamente com o profeta Eliseu até ao Jordão a fim de buscar madeira para a construção. 

"Sucedeu que, enquanto um deles derribava um tronco, o machado caiu na água; ele gritou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado". 2 Reis 6:5 

Essa é, muitas das vezes, a reação que temos diante das adversidades. Surge um problema e o nosso coração logo quer assumir o controle da situação, querendo nos desesperar e fazendo a nossa atenção se voltar mais para o problema em si do que para buscar uma solução para resolvê-lo. E no meio de toda essa situação imposta pelo coração, não conseguimos usar  nossa inteligência pois a nossa capacidade de raciocínio fica limitada aos apelos das emoções que só servem para enfraquecer a nossa fé e a nossa confiança em Deus. 

"Perguntou o homem de Deus: Onde caiu? Mostrou-lhe ele o lugar. Então, Eliseu cortou um pau, e lançou-o ali, e fez flutuar o ferro, e disse: Levanta-o. Estendeu ele a mão e o tomou". 2 Reis 6:6-7 

A lição que Deus quer nos ensinar através dessa palavra é de que Ele está no controle de toda e qualquer situação das nossas vidas. Ele quer nos mostrar aqui que o Seu cuidado se estende até mesmo às nossas necessidades mais básicas, exatamente como foi ilustrado no exemplo acima, onde Deus usou o Seu profeta para recuperar o machado fazendo-o flutuar das águas. Deus fez algo inesperado e impossível ao olhos humanos para atender à necessidade daquele homem. Como podemos então deixar de confiar nas Suas promessas e nos deixar levar pelo nosso coração enganoso?

Devemos vigiar nossas atitudes a todo instante para não aceitarmos as imposições do coração e não sermos guiados por sentimentos e emoções. Além disso, também devemos sempre lembrar que, se até nas coisas mais simples, Deus mostra o Seu cuidado para conosco, não nos dará Ele resposta também nas coisas que o nosso coração anseia receber? 

"Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?". Romanos 8:32

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Não Contamine-se!


Somos cercados de informação por todos os lados. O apelo da mídia para chamar a nossa atenção é muito grande e temos de ficar sempre atentos para filtrar as informações relevantes daquelas que são simplesmente descartáveis. Mas, mesmo com todo esse cuidado, será que ainda não corremos o risco de sermos contaminados? Infelizmente, sim. E se dermos atenção, podemos acabar nos distanciando de Deus.
É por isso que devemos zelar pelo nosso bem-estar espiritual e agarrar com toda força todas as oportunidades de desintoxicação espiritual através de um jejum com o objetivo de nos aproximarmos mais de Deus.
Se você ainda não teve um encontro com Deus, essa é a sua chance. E para quem já teve, essa é a oportunidade de se fortalecer e ter novas experiências com Deus.
Eu estou nessa fé, e você?
Vamos nos desintoxicar!
“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se”. Daniel 1:8

sábado, 14 de julho de 2012

Fé, Sacrifício e Adoração


“Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós”. Gênesis 22:3-5

Deus honrou a Abrãao, pois ele obedeceu e, mesmo em meio a tanta dor, se dispôs a sacrificar com a certeza de que Deus lhe restituiria o sonho que ele estava entregando naquele momento (a vida de seu filho Isaque) e cumpriria a promessa de fazer dele pai de numerosas nações. Assim também deve ser a nossa fé! A dor do sacrifício, a dor da “perda” pode ser grande agora, mas temos de permanecer crendo que Deus não só restituirá aquilo que sacrificamos como também trará bênçãos ainda maiores, bênçãos que nem mesmo podemos imaginar. Pois o sacrifício é o maior ato de adoração a Deus e de reconhecimento pelo sacrifício que Ele também ofereceu por nós, o Seu único filho, o Senhor Jesus.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

E a Guerra Continua...


Você está no meio de uma guerra e, quando olha ao seu redor, não vê ninguém além de um soldado inimigo. Não há nenhum aliado próximo que possa te dar cobertura agora e a atenção do inimigo está toda em você. Dá até para ver nos olhos dele a enorme sede de querer derrotá- lo e, nesse momento, qualquer desvio de atenção da sua parte pode realmente te fazer perder a batalha. E no meio de todo esse cenário, qual será a sua reação? Bem, na verdade, só restam 2 opções: desistir e fugir à procura de um "lugar seguro" ou avançar contra o inimigo e lutar até o fim.

Qual seria a sua escolha?  

Essa é apenas uma pequena ilustração sobre as lutas que enfrentamos quase que diariamente em nossas vidas e tem como objetivo nos fazer meditar sobre como nós temos nos posicionado diante de cada uma delas.  

As lutas sempre vão existir, pois as forças do mal nunca vão desistir de tentar nos parar. Umas serão maiores, outras menores, mas mesmo as menores ainda serão lutas. E o que não podemos deixar acontecer é que elas venham nos enfraquecer ou nos fazer pensar em desistir, pois o efeito que elas devem causar em nós é justamente o contrário.  

Cada luta deve ser encarada como um combustível para a nossa fé! Por isso, não podemos nos intimidar diante delas. Nossa reação deverá ser sempre a de enfrentar a situação confiando que, por mais que aos olhos humanos possa até parecer que estamos sozinhos, temos um forte e poderoso aliado que também está lutando a nosso favor exatamente como a Palavra de Deus afirma aqui:  

"O SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença." Deuteronômio 28:7

Seja qual for a sua luta, NÃO FUJA, NÃO DESISTA! Seja forte e corajoso para lutar e vencer, pois a guerra contra o mal não pode parar.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

A Palavra da Cruz



“Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus”. 1 Coríntios 1:18

O termo “palavra da cruz” usado pelo apóstolo Paulo nesse versículo nos remete à principal mensagem que o Senhor Jesus deixou para todos nós no Calvário: o sacrifício.

Sacrifício é uma palavra praticamente extinta na nossa sociedade nos dias de hoje, pois a maioria das pessoas não está disposta a sacrificar algo, por menor que seja, ainda que lhe traga algum benefício. Isso porque é bem mais fácil procurar outra saída que não exija tanto esforço e, quando não há mais essa opção, o melhor a se fazer é simplesmente desistir. Pelo menos, é assim que eles pensam...

Mas, com Deus, essa regra funciona exatamente ao contrário já que o sacrifício deve fazer parte da vida diária do cristão. Se queremos viver segundo a vontade de Deus, é nosso dever sacrificar a todo o momento a nossa carne, as nossas vontades principalmente quando nos deparamos com situações onde o nosso “eu” quer falar mais alto. É como se estivéssemos constantemente em um estado de alerta, vigiando todo o tempo e pedindo a sabedoria de Deus para nos guiar em cada atitude, em cada decisão.

Quando assumimos o compromisso de fazer a vontade de Deus, toda a nossa vida passa a ser em função Dele e o sacrifício torna-se essencial para nossa sobrevivência espiritual. O mundo lá fora já não exerce mais influência sobre nós e até a sabedoria humana perde todo o valor diante da sabedoria de Deus. Por isso mesmo é que o sacrifício “é loucura para os que se perdem”, pois os perdidos não conseguem alcançar a essência da sabedoria divina. Assim como diz a Palavra de Deus: “Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”. 1 Coríntios 1:25

Contudo para os salvos, aqueles que são propriedade exclusiva de Deus, a Sua palavra afirma que o sacrifício nos concede o Poder de Deus. Isso quer dizer que cada vez que sacrificamos para Deus em todos os sentidos (espiritualmente, materialmente, em nossa conduta, etc.), abrimos um espaço para o Seu Poder se materializar em nossas vidas uma vez que o sacrifício revela nossa confiança e dependência Nele. É como se fosse aberto um canal direto de comunicação com o Altíssimo pelo qual podemos desfrutar de todas as bênçãos que Ele tem reservado para cada um de nós.

A lição que aprendemos com isso é que não importa o dia, nem a hora, nem a condição pois todo o momento é tempo de sacrificar para Deus da mesma forma que Ele sacrificou Seu único filho por amor a todos nós. Então, se há alguma coisa atrapalhando sua comunhão com Deus nesse momento ou se você sabe que precisa entregar sua vida como um todo para Deus e ainda não o fez, SACRIFIQUE. Não deixe para depois, pois somente assim, a obra de Deus poderá se completar em sua vida e você não só poderá usufruir dos benefícios do Poder de Deus como também poderá garantir o maior benefício conquistado por um verdadeiro cristão: a salvação.

“Dizia a todos: Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por Minha causa, esse a salvará”. Lucas 9:23-24

sábado, 5 de maio de 2012

A Grandeza de Deus


Quando passamos por dificuldades, é comum começarmos a limitar nossa visão apenas à nossa própria vida e aos nossos problemas. É como se, por um instante, esquecêssemos das promessas de Deus, do Seu poder e, consequentemente, deixamos de depositar nossa confiança 100% no Senhor.


Mas Deus, mesmo nesses momentos de fraqueza, nos levanta e nos sustenta quando buscamos Sua ajuda, sempre chamando nossa atenção para Sua grandeza e fidelidade.

“Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão”. Isaías 40:12

“Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais Ele chama pelo nome; por ser Ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar”. Isaías 40:26

Quem pode se comparar a Deus em força e poder? Ninguém! Não existe ser nesse mundo que possa se igualar a Ele, pois não se pode medir a Sua grandeza. Mas aí entra a pergunta: Então por que ficamos desanimados quando as dificuldades se levantam? Aqui vai a resposta do próprio Deus...

“Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”. Isaías 40:27-29
Se olharmos sob esse ponto de vista, essa pergunta perde todo o sentido. Não existe problema ou dificuldade difícil demais para o nosso Deus. Ele nos dá a força necessária para enfrentarmos qualquer situação, porém o segredo de tudo isso se resume a essa palavra: Dependência.
Quando dependemos de Deus, a nossa confiança em Suas promessas não é abalada e, mesmo que a espera pareça longa demais, continuamos perseverantes, pois a certeza de que Deus trará a solução no momento certo é tão grande que supera qualquer pensamento de desânimo ou dúvida. E é através da nossa dependência em Deus que a Sua grandeza encontra lugar para se manifestar em nossas vidas. Não há certeza maior do que essa!
“Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. Isaías 40:31

sábado, 31 de março de 2012

O Bom Testemunho

Você já parou para analisar qual mensagem você tem passado através das suas atitudes?

Ao assumirmos a fé cristã, devemos ter a consciência de que não agimos mais apenas por nós mesmos, pois o nosso proceder deve revelar tudo aquilo em que nós temos crido. Geralmente, passamos a ser mais observados já que as próprias pessoas ao nosso redor esperam ver essa diferença em nós por saberem a fé que temos professado. E é, justamente por isso, que devemos aproveitar todas as situações, até mesmo as mais difíceis, para mostrar o Senhor Jesus através do nosso testemunho.
Essa foi a lição que Paulo e Silas nos deixaram ao serem presos após libertarem uma jovem adivinhadora dos espíritos malignos que a atormentavam e que, ao ser liberta, deixou de dar lucro aos seus senhores (leia Atos 16:16-34).

"Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades; (...). E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança". Atos 16:19, 23

A Bíblia nos fala nessa passagem que, mesmo tendo sido presos injustamente, eles oravam e cantavam louvores a Deus porque eles encararam aquele momento difícil como uma oportunidade para Deus ser glorificado através deles. Naquele momento, eles não se deixaram levar pelas circunstâncias, mas rejeitaram a visão humana para enxergar a situação com os olhos espirituais.

"Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos". Atos 16:25-26

E foi essa visão espiritual que fez que com que Paulo e Silas tomassem uma atitude diferenciada no momento em que Deus, ouvindo suas orações, causou aquele terremoto para livrá-los da prisão, pois a reação espontânea de alguém que está preso, ainda mais injustamente, diante dessa oportunidade seria tentar escapar. Mas, ao invés de tentarem fugir, eles permaneceram dentro do cárcere mesmo sabendo que Deus já os havia livrado daquele lugar. Veja que essa atitude influenciou a atitude dos outros presos que também não fugiram, mas permaneceram junto com eles no cárcere.

"O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!". Atos 16:27-28
E não apenas os outros presos foram influenciados, pois a atitude desses homens de Deus surpreendeu o carcereiro e ainda possibilitou a sua conversão e de todos os da sua casa uma vez que essa não era a reação que todos esperavam ver diante daquela situação. Ou seja, o bom testemunho de Paulo e Silas fez com que todos cressem que o próprio Deus causou aquele terremoto para livrar os seus servos e, mais importante do que isso, ainda permitiu que eles ganhassem almas para o Reino de Deus.

“Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. (...) A seguir, foi ele batizado, e todos os seus”. Atos 16:30-33
Por esta razão, independente das lutas ou situações que estamos enfrentando, essa visão espiritual do bom testemunho deve sempre nos acompanhar seja através de uma atitude, de uma palavra, de uma gentileza, de uma resposta branda em lugar do furor ou até mesmo através de um sorriso, pois quando damos bom testemunho, estamos mostrando o próprio Deus através de nós.

sábado, 3 de março de 2012

Como Está o Seu Coração?

 
O coração é a parte mais sensível do ser humano e deve ser cuidado com atenção especial para não guardar sentimentos que possam prejudicá-lo. Por esta razão, é sempre importante fazermos uma análise do nosso interior para identificar se não temos alimentado sentimentos ruins como mágoa, inveja, ressentimentos, etc., uma vez que isso afeta diretamente nossa condição espiritual.

Nosso coração precisa estar totalmente limpo para que Deus possa habitar dentro de nós. Assim como não convidamos alguém especial para entrar em nossa casa sem que a mesma represente um ambiente confortável para esse convidado, não podemos permitir que esses sentimentos venham sujar a morada do Espírito Santo em nós.


A Palavra de Deus nos ensina que “o coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate” Provérbios 15.13. Quando damos lugar a esses sentimentos ruins dentro de nós, não há como o nosso coração demonstrar alegria pois eles começam a minar toda a nossa paz uma vez que deixamos de priorizar o nosso bem-estar espiritual para prestar mais atenção nas pessoas e situações ao nosso redor.
Como o próprio versículo acima afirma, isso só faz criar em nós um espírito abatido no qual, se não houver uma atitude de mudança, a pessoa está correndo um sério risco de perder a sua alma à medida que vai se enfraquecendo cada vez mais espiritualmente pois o Espírito Santo já não encontra mais espaço para habitar dentro dela em meio à tantas distrações.
Se você reconhece a existência de algum sentimento prejudicial à sua vida espiritual, não deixe passar mais tempo! Faça agora mesmo uma análise profunda do seu coração para identificar a raiz de todos eles e eliminá-los de uma vez por todas da sua vida. Lembre-se que para sermos perdoados, precisamos perdoar primeiro e para sermos abençoados com o melhor, devemos também desejar sempre o melhor para o nosso próximo nos alegrando juntamente com eles em suas conquistas. E tomando essa atitude, Deus não só responde como também começa a moldar dentro de nós um coração segundo a Sua vontade.
Então, guarde o seu coração!

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4.23

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O Chamado (Parte 3): Perseverança


Até que ponto estamos dispostos a sacrificar nossas vontades e aguardar que a vontade de Deus se cumpra em nossas vidas? Essa pergunta deve nos acompanhar sempre que pensarmos que tudo ao nosso redor está muito difícil...

Não há dúvidas de que Deus tem um propósito traçado para nós antes mesmo de tomarmos a decisão de entregar nossa vida em Suas mãos. Justamente por essa razão é que as dificuldades e até mesmo obstáculos se levantam para tentar nos desanimar e nos desviar do caminho. E é aí que devemos colocar a nossa perseverança em ação!

Em nenhum momento, a Palavra de Deus diz que a vida dos Seus servos seria fácil. Ao contrário disso, Ele nos adverte que seríamos até mesmo perseguidos nesse mundo por causa do Seu nome. No entanto, ao mesmo tempo, Ele também afirma:

“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça;”. João 15.16

Ao longo da nossa jornada, muitas forças do mal se levantarão para que venhamos desistir e impedir que venhamos produzir os frutos para os quais Deus nos designou. Porém, como sabemos que Deus é fiel e que a sua Palavra nunca falha, cabe a nós sobrepujar todos os obstáculos e nos cingir da armadura da perseverança para que, no momento certo, o chamado de Deus possa se cumprir em nossas vidas.

“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito”. João 15.7

sábado, 4 de fevereiro de 2012

O Chamado (Parte 2): Preparo


Uma vez que temos a certeza do nosso chamado, devemos buscar em Deus o preparo que precisamos para executá-lo. Nesse momento, temos de nos colocar à total disposição de Deus para que o Espírito Santo possa aperfeiçoar em nós as habilidades necessárias e nos moldar para desenvolvermos o propósito para o qual fomos chamados.
Isso se resume basicamente a vivermos uma vida separada para Deus, onde a nossa principal preocupação é nos dedicar à nossa comunhão com Ele, nos envolver cada vez mais com as coisas lá do alto e agradá-Lo da melhor forma possível com as nossas vidas.
Porém, acima de tudo, também não devemos nos esquecer que, ainda que não tenhamos condições, a nossa capacidade vem exclusivamente de Deus, pois à medida que fazemos nossa parte buscando n’Ele esse preparo, Ele nos capacita na mesma proporção.
“E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”. 2 Coríntios 3.4-6
Continua...

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Chamado (Parte 1): Certeza


Deus tem um propósito específico para cada um de nós e esse propósito nada mais é do que o nosso chamado. Você tem certeza de qual é o chamado de Deus para sua vida? Após a entrega total da nossa vida para Deus, essa é uma das principais perguntas que devemos responder para nós mesmos.

Muitos têm o chamado para servir a Deus no altar, outros para serví-Lo no átrio e outros ainda para serem somente membros do corpo de Cristo e honrá-Lo com o testemunho de suas vidas. Mas uma coisa é certa: o seu crescimento espiritual está diretamente ligado à certeza do seu chamado.
Por isso, caso ainda não tenha, busque em Deus por essa certeza pedindo, com sinceridade, a direção em oração e na meditação da Palavra, pois, dessa forma, Ele o guiará pelo caminho que deve seguir para que você possa atingir novos patamares espirituais na sua vida.
“Ao homem que teme ao SENHOR, Ele o instruirá no caminho que deve escolher”. Salmos 25.12
Continua...

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Caminho Mais Fácil




Há algum tempo atrás, estava conversando com uma amiga que estava enfrentando uma dificuldade quando ela disse assim: - “Ah, tudo seria tão mais fácil se Deus aparecesse na minha frente e me dissesse claramente o que devo fazer!”.
Naquele momento, entendi perfeitamente o que ela queria dizer. É exatamente assim que nos sentimos quando somos confrontados diante de situações que exigem de nós uma decisão importante, pois a tendência é sempre buscarmos um caminho mais fácil.
Fácil? A verdade é que a própria Palavra de Deus nos adverte que passaríamos por aflições neste mundo mesmo tendo a garantia da vitória através da fidelidade a Ele e da confiança nas Suas promessas.
Até mesmo acerca da salvação, o Senhor Jesus nos ensina: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” Mateus 7.13-14. Ou seja, o caminho que nos levará à salvação eterna é estreito, possui obstáculos a serem vencidos que nos preparam para alcançar esse bem maior.
E não poderia ser diferente com as situações que a vida nos impõe! Aparecem dificuldades, obstáculos, lutas... Porém, tudo isso serve para fortalecer a nossa fé e fornecer o aprendizado necessário para tomarmos posse da vitória. Por esta razão, a nossa posição deve ser de enfrentar qualquer situação adversa confiando que, independente da nossa vontade, Deus sempre trará a resposta no momento certo.
Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra.” Salmos 34.19

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Página em Branco


A vida é como uma página em branco onde a nossa história vai sendo escrita ao longo dos anos. Muitas vezes, mesmo confiando nas promessas de Deus, olhamos para frente e não conseguimos enxergar ou compreender como essas promessas tomarão forma em nossas vidas. Porém, a solução para esse “impasse” é simples, pois são nesses momentos que, se prestarmos atenção, podemos ouvir a voz de Deus falar suave, mas audível: “Você não precisa entender, você só precisa crer!”. Bem simples, não é mesmo?

A própria Palavra já nos orienta que os pensamentos de Deus não são como os nossos e nem os Seus caminhos iguais aos nossos. Ambos são mais altos, imensuráveis, inalcançáveis pela compreensão humana. É algo tão extraordinário que não podemos nem imaginar o que Deus tem reservado para o nosso futuro (veja Isaías 55.8-9; 1 Coríntios 2.9).

Com base nisso, devemos parar de complicar a vida com nossos muitos “porquês” e apenas entregar nossos anseios, nosso futuro nas mãos de Deus crendo que Ele sempre fará o melhor para continuar escrevendo uma história de sucesso e realizações em nossas vidas.

Para meditar:

“Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou o teu Deus;  Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” Isaías 41.10

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...